O primeiro concurso público aplicado no Brasil ocorreu no ano de 1973, e desde então, conforme explica a empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas LTDA — responsável pela elaboração de diversos testes no país —, diversos modelos de provas já foram aplicados em todo o continente, e cada um voltado para alguma área, ou com algum intuito diferente.
Porém, o que muitos não sabem, é que o desenvolvimento de cada prova foi ajustado de acordo com a necessidade do cargo, ou seja, uma simples prova teórica não seria o suficiente em alguns momentos. Mas você já se perguntou quais são os três modelos de provas mais comuns aqui do Brasil? Se você quer saber sobre cada uma delas, continue a leitura desse artigo!
O que é um concurso público
Primeiramente, vamos contextualizar um pouco desse processo seletivo tão famoso e necessário, que é o concurso público. Conforme explica a empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas LTDA, esse exame é uma espécie de sistema de prova aplicada para mais de uma pessoa, e que tem como intuito dar acesso a um cargo de forma ampla.
Porém, em alguns casos, mais de um processo seletivo precisa ser feito pelos concorrentes, a fim de que a banca tenha total certeza sobre as aptidões do futuro contratado. Por exemplo, se a prova é para um motorista de caminhão, o indivíduo necessita mostrar as suas habilidades no volante, certo? Confira agora sobre esses testes mais aplicados:
1 º – prova teórico-objetiva
Acredito que todos já devem conhecer a prova teórico-objetiva e é com certeza a mais comum. Com uma quantidade de questões que varia entre a,b,c e d, conforme explica a empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas LTDA, normalmente o concurseiro precisa ter um conhecimento prévio sobre o conteúdo, a fim de conseguir fazer o exame com mais precisão.
2º – prova de redação
Em segundo lugar temos outra bastante famosa — e é bastante aplicada nos cargos que necessitam de um conhecimento maior na área da Língua Portuguesa —, que é a prova de redação. Neste teste, os concurseiros precisam escrever sobre um tema definido pela banca, e toda a correção é feita de forma impessoal. Mas e você, já fez algum teste nesse estilo?
3º – prova de habilidades específicas
Por fim, nesse nosso ranking de testes mais comuns, temos a prova de habilidades específicas. Conforme comenta a empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas LTDA, aqui não há um modelo correto para seguir, ou seja, de acordo com a área, o candidato deverá mostrar as suas aptidões para tal cargo.
Por hora, esses foram alguns exemplos de provas mais comuns aplicadas pela empresa que presta serviços de elaboração de mais de 10 modelos de testes todos os anos, que é a Legalle Concursos e Soluções Integradas LTDA. Portanto, se você deseja fazer a aplicação de testes para concursos públicos, invista nessa empresa totalmente prestativa e profissional.