Você provavelmente já ouviu falar em empresas familiares, não é mesmo? Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 1One — conjunto formado por mais de 14 empresas atuantes em segmentos variados e relevantes em todo Brasil — considera essa modalidade de empreendimento como uma junção de dois sistemas separados: a família e o negócio.
Mais comum do que se imagina, os negócios familiares compõem cerca de 80% do número total de empresas no país (19 milhões), segundo dados da pesquisa divulgada pela PwC no final de 2016. Isto é, a maior parte com um controle de parentesco originando e mantendo negócios de sucesso no Brasil. Esse fator leva o CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, a acreditar no sucesso que a parceria entre membros familiares pode trazer a um empreendimento.
Definindo negócio familiar
O negócio familiar diz respeito a qualquer organização em que há envolvimento de dois ou mais membros da família com maior parte do controle da companhia em suas mãos. Contudo, não apenas isso enquadra um empreendimento em negócio familiar, tratam-se de empresas com envolvimento de familiares em variadas funções (acionista, diretor, gestor), porém, não há necessidade exclusiva do membro ser um funcionário do local.
No parecer do empresário Mailon de Lara Vaz, o conceito de negócio familiar, mais do que unir dois sistemas distintos, é pautado em três dimensões: família, propriedade e gestão. A família, envolve, evidentemente, membros familiares no negócio, a propriedade, por sua vez, abrange parentes proprietários que também são investidores, gestores, diretores ou empregados. A gestão se trata da tomada de decisão com maior responsabilidade nos membros familiares, mesmo que haja gestores fora do laço sanguíneo.
O conceito de negócio familiar deve ser compreendido, portanto, como um empreendimento controlado pela família pelo menos no quesito legal, sendo também passado, ao menos, para uma segunda geração.Existem também aspectos que influenciam diretamente nessa parceria, tanto no âmbito negativo quanto no positivo:
Aspectos do negócio familiar
Mailon de Lara Vaz considera que um negócio familiar traz uma série de vantagens como a estrutura administrativa pequena; comando centralizado que facilita as tomadas de decisões; confiança mútua; desenvolvimento conjunto e próspero; maior investimento na capacitação dos colaboradores e aumento da credibilidade devido a relação de união nos negócios e maior facilidade.
Por outro lado, o empresário reforça também que fatores como jogos de poder; grandes resistências a mudanças; laço afetivo forte que influencia decisões e modificações na empresa; postura de autoritarismo do fundador e dificuldade de separar o relacionamento afetivo/emocional do profissional podem influenciar negativamente nos negócios.
Por isso, o negócio familiar de sucesso, na visão do empresário Mailon de Lara Vaz, está voltado para a união, parceria, sonhos e construção conjunta de membros familiares. Quando os aspectos estão bem alinhados, mesmo que haja pontos de melhoria e atenção, é possível promover um crescimento positivo e significativo para a empresa.