O governo de Minas Gerais realiza, neste domingo (21), Dia de Tiradentes, a tradicional entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.
A honraria é concedida a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do estado e do país.
Como parte das tradições, a capital do estado também é transferida simbolicamente para Ouro Preto.
Na solenidade, são entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência.
Entre as personalidades estão a escritora Maria da Conceição Evaristo de Brito; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto de Oliveira Campos Neto; e o ex-presidente do Brasil e sociólogo Fernando Henrique Cardoso, que não compareceu à solenidade. Ele foi agraciado com o Grande Colar.
O sargento da PM Roger Dias da Cunha, que morreu em janeiro deste ano após ser baleado por um homem que deveria ter retornado ao sistema prisional após a saída temporária de fim de ano, também será homenageado com a Grande Medalha.
A cerimônia também homenageia poeta Bárbara Heliodora, heroína da Inconfidência Mineira. Despojos, ou seja, uma porção de terra do túmulo de São Gonçalo do Sapucaí, na Região Sul de Minas Gerais, são levados para o Museu da Inconfidência onde ficam no Panteão dos Inconfidentes, espaço que celebra os heróis desse período emblemático da história.