Os biocombustíveis são renováveis? Será que vale a pena investir em um produto assim? Para o empresário Giovani Dadalt Crespani, proprietário da CPN Energy, os produtos renováveis são aqueles que são extraídos da natureza, e que após um tempo retornam ao mesmo ciclo, sendo uma espécie de produto retornável e reciclável. E se tratando de fontes de energia, o “renovável” possui, basicamente, o mesmo significado.
Melhor dizendo, quando nos referimos aos combustíveis renováveis, estamos nos referindo aos biocombustíveis. Eles são as fontes de energia para abastecimento de veículos e funcionamento de algumas usinas que mais beneficia o meio ambiente por causa das suas propriedades, e ao longo dos anos, tem se tornado um dos mais utilizados pelos condutores de veículos. Entenda mais a seguir.
Biocombustível e suas vantagens
Primeiramente, um biocombustível é um combustível que foi feito a partir de uma matéria organizada. Normalmente essa matéria utilizada são os vegetais, como óleos de soja, girassol e mamonas. Conforme explica o sócio da CPN Energy, Giovani Dadalt Crespani, esse tipo de produto é vantajoso, pois não libera tantos poluentes para a atmosfera quanto um diesel comum, diminuindo os gases de efeito estufa.
De que forma ele se torna um produto renovável
Para entender um processo de produto renovável, vamos lembrar de um ciclo, no qual o que é extraído, acaba voltando para o seu lugar de origem. Ou seja, o biocombustível é renovável já que é a partir dos produtos orgânicos que ele é formado, e ao final, ele volta para o mesmo lugar: extração da planta, depois o uso do produto nos veículos que produz CO2, e esse dióxido de carbono é absorvido pelos vegetais.
Quais os tipos mais comuns utilizados no Brasil
Além disso, Conforme comenta o empresário e fundador do Grupo CPN, Giovani Dadalt Crespani, sabendo que os biocombustíveis são renováveis, no Brasil percebemos que a maioria dos condutores de carros, motos e caminhões optam pelo biocombustível, pois conscientemente, sabem que ele possui mais benefícios do que um combustível fóssil, e acima de tudo, ele contribui com a diminuição de poluentes nas nossas cidades.
Dentre os biocombustíveis mais comuns estão o bioetanol — que é muito semelhante ao etanol, mudando apenas algumas propriedades — e o biodiesel, que é um dos mais utilizados no nosso país. Isso porque as suas propriedades são as mesmas do diesel, e o que muda é a matéria renovável da qual ele é feita.
Sendo assim, se você entende que biocombustíveis são renováveis, e quer aderir a essa prática de abastecer o seu veículo com um produto feito a base da matéria-prima renovável, comece apostando nos biocombustíveis. Conforme comenta Giovani Dadalt Crespani, as suas propriedades podem substituir os combustíveis fósseis de forma parcial ou completa, e a partir dessas pequenas mudanças, teremos um ecossistema, em certa parte, conservado.