Brasília (17/04/2024) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, em 10 de abril, visita técnica ao Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), que atua na pesquisa, desenvolvimento, ensino e prestação de serviços na área nuclear, localizado em Belo Horizonte (MG).
O principal objetivo foi a apresentação das atividades desenvolvidas pelo CDTN, como capacitação e fornecimento de subsídios às instituições do sistema sobre sua atuação na área nuclear. A unidade está ligada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A visita fez parte do Programa Geral de Atividades do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (PGA/Sipron 2024) e contou com a presença de servidores lotados na Coordenação de Atendimento a Acidentes Tecnológicos e Naturais da Coordenação Geral de Emergências Ambientais do Ibama, além de representantes das demais instituições pertencentes ao Sipron (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSI, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Defesa Civil e Marinha do Brasil).
Foram visitados o Reator Triga IPR-R1 e o Laboratório de Irradiação Gama para que os participantes conhecessem as aplicações e pesquisas em andamento. Foi realizado estudo de caso: “Fontes Extraviadas em Nazareno – MG” e ministrada palestra sobre Material Radioativo de Ocorrência Natural na Indústria do Petróleo, além de apresentação do Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental.
Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear
O CDTN é considerado referência na América Latina em gerência e tratamento de rejeitos radioativos, além de desenvolver atividades como monitoramento e remediação ambiental, metrologia das radiações, desenvolvimento e produção de radiofármacos, otimização de processos de extração e purificação mineral, integridade estrutural e gerenciamento do envelhecimento de componentes mecânicos de instalações de grande porte.
O Centro possui, além do reator nuclear de pesquisa TRIGA e do Laboratório de Irradiação Gama, a Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos, e Instalações Piloto para Processamento de Bens Minerais. O encontro foi organizado pelo GSI, representado pelo comandante Alex Azevedo Urbancg.